INICIO

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

A Nossa Vida e o Processo de Fabricação de um Metal



Um metal quando fabricado, além dos componentes metálicos, são adicionados elementos de liga e elementos que ajudam nas propriedades mecânicas e químicas. Todo metal, possui uma organização das suas moléculas, chamada de reticulado cristalino e esses elementos de liga são adicionados nos espaços entre a união de cada molécula do metal.

Algumas moléculas deste metal são substituídas por outros tipos de matérias, dando propriedades de resistência e durabilidade ao metal.

O formato deste reticulado cristalino é dado através do processo de aquecimento e resfriamento deste metal, ou seja, é jogado o metal no forno, seus elementos de liga, até que fiquem em estado líquido (parecido com a lava vulcânica que vemos nos filmes) e por fim, é controlado o resfriamento deste material uniformemente e gradativamente.

Esse formato do reticulado cristalino é que dá a característica principal do metal, se ele é rígido, se é mais maleável, se é resistente, se é frágil, etc. Existe um nome para cada tipo, mas não vem ao caso, usarei apenas esses termos.

Quem nunca ouviu falar que antigamente os carros eram mais seguros, pois tinham a lataria mais resistente? Bom, não é bem assim, se tratando que a lataria dos carros mais antigos, era tratada de uma forma em que o reticulado cristalino do metal, tornasse o metal mais rígido e isso era considerado melhor, mas na verdade, ele apenas era mais duro e quando sofria impacto, quebrava e esse impacto passava direto para o motorista, causando hemorragias internas, e muitas vezes a morte em acidentes pouco graves. Hoje em dia o metal das latarias dos carros, é mais maleável, você aperta o caput, por exemplo, e ele afunda e volta pro seu lugar, são mais resistentes, pois quando batem, amassam, mas não quebram, absorvendo o impacto que iria para o motorista.

Quando um metal sofre impacto ou esforço excessivo, mesmo que não o deforme, ele absorve algo chamado de tensão residual, que influencia na propriedade mecânica dele, o tornando mais fácil de romper naquele local. Mas mesmo assim, essa tensão residual pode ser eliminada através de um tratamento térmico, que é o processo de aquecimento e esfriamento dito acima.
Mas depois de tanta teoria, o que isso tem haver com a nossa vida?

Bom, quando nascemos, temos a estrutura humana primária de Deus, um reticulado cristalino de forma organizada, com elementos de liga essenciais para viver uma vida saudável, pura e com propriedades espirituais para suportar as tensões da vida. Isso explica bem o versículo da bíblia que diz:

"E verdade vos digo que se não vos converterdes e não vos fizerdes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus," Mateus 18.3

No andamento da nossa vida, passamos por etapas de mudanças, de experiências, oportunidades, que variam com o nosso caráter, nos nossos sonhos, nas nossas conquistas, no nosso formato. Como na fabricação do metal, que depende dos elementos que adicionamos.
Dependendo das nossas escolhas, acabamos sendo tencionados pela vida, absorvendo impactos que nos deixam duros e não resistentes. Aparentamos essa dureza para parecermos fortes e possamos nos proteger, mas isso é somente por fora, pois na verdade ficamos frágeis por dentro, como a lataria do carro antigo, citada acima, que se quebra, não absorve nada e o impacto fica para quem está no interior, o nosso coração.

A diferença entre o metal e nós, é que no nosso caso, este calor convencional, não muda nossa estrutura, não alivia nossas tensões. O Único que pode realizar este tratamento térmico em nossas vidas se chama Jesus Cristo, que possui o fogo que trata de nossas vidas, que sabe a forma e o grau desse tratamento.

Se você hoje tem 15, 20, 30, 40 anos ou mais e for tentar recomeçar a vida de uma forma que resolvesse a questão da sua estrutura, só que sozinho, levaria no mínimo o dobro da sua idade e no final perceberia que adquiriu mais tensões, mais elementos que contaminaram sua estrutura e não te deram liga. Mas Deus é misericordioso o bastante para te tratar, te reestruturar e não precisar levar todo esse tempo.

Em Eclesiastes 3:1-8 diz:
“Tudo tem a sua ocasião própria, e há tempo para todo propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derribar, e tempo de edificar; tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar; tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de abster-se de abraçar; tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de deitar fora; tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar; tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.”

Então meu amado, espere o tempo de Deus, deixe o Senhor fazer esse tratamento celestial na sua vida, não olhe para o lado, questionando que o seu irmão conseguiu algo antes que você, que conseguiu algo que você considera melhor que o teu.

Todos nós temos que passar por um tratamento para conseguir a nossa forma ideal para receber as bênçãos de Deus e vivermos da melhor forma possível. Talvez o seu tempo seja maior do que o do outro irmão, talvez menor, é muito relativo.

Não sabemos a medida do Senhor para esse tempo, talvez esteja relacionada à quantidade de elementos ruins que injetamos na nossa vida, na nossa estrutura no decorrer da vida e a quantidade de tensões residuais que foram geradas através das escolhas que tivemos, através das lutas, das pancadas que tomamos da vida. Então, a única certeza que devemos ter é o que diz neste versículo:

“Sl 37:5 – Entrega teu caminho ao Senhor, confia Nele e o mais Ele fará.”

Pois, se estamos entregando nossas vidas a Ele e confiando Nele, temos que acreditar no tempo Dele, sem nos angustiar, sem ansiedade, pois assim teremos paz e a certeza de que um dia, seremos metal puro, inoxidável, sem lacunas para impurezas, com elementos de liga celestiais suficientes para enfrentarmos qualquer tensão, qualquer aflição que a vida possa nos proporcionar e conseguirmos as bênçãos de Deus para suprir qualquer necessidade.

4 comentários:

Anônimo disse...

Interessante a comparação do metal com a vida humana. A única certeza de dar certo é mesmo a confiança em Deus!

Matheus disse...

Uau, vlw mesmo adorei a comparação e mais, vc me ajudou em um trabalho! Obrigado!

Unknown disse...

Amei! simplesmente concordo com tudo o que escrevestes.
Passamos por muitas transformações em nossas vidas, rimos, choramos, caímos, levantamos, tentamos na maioria das vezes acertar, nos colocando como centro de tudo: Eu posso, eu sou!
É qdo nos damos conta que estamos errando, alguns insistem, outros desistem até mesmo antes de tentar, outros procuram ajuda.
Chegamos a um determinado momento que se esgotam todas nossas forças, fraquejamos, adoecemos, o último recurso (para alguns,a maioria)que procuramos é recorrer a Deus, aliás todos recorrem a Deus nos momentos de dificuldades, e ainda reclamamos q não somos ouvidos, mas será q estamos recorrendo de maneira certa?
Entregar nosso caminho a Deus, é a única certeza q deveríamos ter, e no entando demora a cair a ficha.
Deixar que Deus seja o centro de nossas vidas, deixar com que Ele tome conta dela, e qdo isso acontece... ah é simplemente maravilhoso, passar pela experiência de sentir a Sua Presença, não tem presente maior e melhor, tudo flui maravilhosamente, é mágico, surpreendente! Os problemas ficam tão pequenos diante da grandeza que Ele nos proporciona que nos envergonhamos de ter nos lamentado pelo "problema" existente anteriormente.
em Jo 3,3 "Em verdade, em verdade eu te digo: quem não nascer de novo, não poderá ver o reino de Deus"
Atos 16,31
Diseram-lhe "Crê no Senhor Jesus, e será salvo tu e tua família".
Estou caminhando em busca disso.
Que Ele nos acompanhe nos dando força e fé para que nada nos abale.

Anderson seu blog é Show!!!!!!
PARABÉNS!!!!!1

£iv Bravo disse...

Concordo em gênero, número e grau. Nada mais a acrescentar!