INICIO

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Doe em quem doar

Doar-se é um investimento pessoal, você doa para alguém independente de quem seja e qual resultado obterá e o que tem em troca é o que se sente no ato de doar e não no resultado ou transformação de quem recebe.


Doar-se não significa apostar para esperar o resultado, mas sim, testar a própria capacidade de retirar um pouco de sí e renovar alguns conceitos sobre a vida. É difícil explicar, mas é bom de sentir.

O que causa transtorno nas pessoas no ato de doar-se é que a maioria acha que isso é escambo, ela já faz esperando algo em troca e quando não conseguem na mesma proporção, se decepcionam.

Muito cuidado, sentimentos não têm preço, você sente ou não, é simples, não é algo abstrato e passivo de medidas e especulações. Se você não doa por saber que não terá recompensa, o arrependimento pode ser maior, ainda mais com a perda de uma oportunidade de evoluir. Doar-se não tem nada a ver com humilhar-se, não se enquadra em pessoas que não precisam ou não merecem aquilo ou até mesmo quando você se entrega para tentar mudar ou conquistar alguém.

Doação é algo singular, como se partisse de você para você mesmo. Quando você vê que tem muito para dar, em qualquer área da vida e resolve escolher alguém para fazer uma boa ação, dar um pouco de atenção a quem precisa até mesmo apenas um sorriso, você é medíocre. Pois generosidade significa doar quando você não tem o suficiente para sí. É quando você tem uma maçã e a entrega, é quando está triste e sorri para alguém deprimido, é quando ouve o problema de alguém sem saber o que fazer da própria vida.

Não vejo problema algum das pessoas barganharem sentimentos, isso é uma decisão em comum delas, só não concordo que chamem de doação, chamem de troca. E lembre-se sempre: Doe sempre um pouco de sí. Que seja por compaixão, que seja por evolução ou generosidade, contanto que o seu intuito seja de sí mesmo para sí próprio.

Um comentário:

Joyce Gurgel disse...

Muito coerentes e belas suas colocações! Profundo!! Parabéns!